Dreams of a Life - a trágica história da mulher que foi esquecida por todos




É lamentável a quantidade de docs que existem por aí no qual ficam perdidos por admiradores brasileiros pela falta de legendas PT.  Dreams of a Life, o longa que conta uma das histórias mais tristes de todos os tempos, é um daqueles documentários no qual eu cortaria uma mão ou um pé para poder assistir ao menos uma vez com a legenda adequada. Eu até ando me aventurando nessa parte de legendar sozinha o que eu gostaria de ver, porém perde muito da “graça” quando você descobre o enredo no Bloco de Notas e não na TV acompanhada pelas necessárias imagens. Enfim, por isso que criei a categoria Não Vi e Quero Ver e agora preencho novamente este espaço falando de alguém que merecia mais, MUITO MAIS MESMOSeu nome era Joyce Vicent. Assim de primeira ninguém consegue ligar o nome à pessoa, mas se você assim como eu é “rato” de internet e adora ler sobre mistérios, desaparecimentos e casos reais inexplicáveis já ouviu falar de Joyce como a mulher que faleceu dentro do seu apartamento, enquanto embalava presentes de Natal e que teve o seu corpo encontrado quase 3 ANOS após a sua morte. 
 

A foto mais famosa de Joyce Vincent e que está em 10 entre 10 sites que falam sobre o seu caso


Sério. O filme de 2011, dirigido por Carol Morley, tenta bravamente reconstruir os últimos dias de Joyce e investiga como foi possível uma pessoa desaparecer assim do nada e ninguém se dar conta. Com entrevistas e amigos, familiares e conhecidos, o doc vai desvendando quem foi Joyce e como ela chegou a um ponto da sua vida onde a solidão era a sua máxima companhia. Conforme matérias online, Joyce cortou relações com várias pessoas, pediu demissão do seu emprego e entrou para um grupo de proteção para vítimas de abusos domésticos. Ou seja, tudo leva a entender que a mulher de 38 anos estava passando por um momento no mínimo delicado no qual o futuro poderia parecer incerto, mas inspirava renovação. Infelizmente não foi isso que aconteceu e Joyce sucumbiu ao que alguns afirmam que foi um surto asmático e outros relataram que ela tinha problemas com uma úlcera péptica. Resumindo: nem nisso temos certeza, de como Joyce foi embora desse plano. 

São tantos, mais tantos detalhes tristes na morte de Joyce que é difícil ficar insensível ao que aconteceu com ela. Além de não ter sido realmente procurada por ninguém nesse intervalo de tempo de 2 anos e meio, a britânica foi ignorada também pela mídia e seu caso tão incomum praticamente passou despercebido nos grandes jornais na época, muitos nem deram espaço para uma simples foto dela. Mas como ninguém realmente notou sua ausência? Vocês provavelmente estão se perguntando isso agora e a verdade é que simplesmente passou batido e ninguém pelo visto se importava profundamente com Joyce. É isso que eu vejo e é isso que me dói acreditar.  Aparentemente as irmãs sabiam onde Joyce vivia pois contrataram um detetive para rastreá-la, mas após a mesma depois de morta não atender suas ligações, simplesmente deduziram que ela queria ser deixada em paz. Que assustador! Abaixo, a explicação dada pelas autoridades sobre a descoberta do cadáver de Joyce Vincent e que está na página do Wikipedia sobre o caso:

"Os vizinhos assumiram que o apartamento estava desocupado, e o odor do tecido corporal em decomposição era atribuído às lixeiras próximas. As janelas do apartamento não permitiram a visão direta para o alojamento. A metade de seu aluguel estava sendo paga automaticamente pelo Metropolitan Housing Trust por agências de benefícios, levando funcionários a acreditar que ela ainda estava viva. No entanto, ao longo de dois anos, US $ 2.400 no aluguel não remunerado foram acumulados, e os funcionários da habitação decidiram retomar a propriedade. Seu cadáver foi descoberto em 25 de janeiro de 2006, quando os oficiais de justiça ingressaram. A televisão e o aquecimento ainda estavam sendo executados devido a suas contas serem continuamente pagas por débito automático. Os restos de Vincent estavam muito decompostos para realizar um post-mortem completo, e ela precisava ser identificada a partir de registros dentários."

Forte, trágico e reflexivo. Dreams of a Life é um doc feito para fazer você pensar se poderia estar tristemente no lugar de Joyce Vincent ou se por acaso deixaria passar por desatenção, a morte de um conhecido ou ente querido, cercado por embrulhos de Natal.


Não vi e quero ver: Dreams of a Life
Data de lançamento lá fora: 16 de dezembro de 2016
Gênero: Emocionante, Reflexivo
Onde assistir: Torrent

Legenda: Não =(

Comentários