Mommy Dead and Dearest - Quando a vida real supera a ficção




E no último sábado eu fui agraciada não com um presente dos Deuses dos documentários, mas DUAS BELAS surpresas que tornaram o meu fim de semana muito mais especial. Primeiro assisti o fortíssimo e belíssimo indicado ao Oscar 2017 - Im Not Your Negro, disponível completo e legendado por incrível que pareça na GNT e no qual farei a análise depois, mas o que me deixou nas nuvens mesmo foi ter encontrado FINALMENTE a tão sonhada legenda para Mommy Dead and Dearest, uma OBRA PRIMA da HBO sobre um dos casos mais BIZARROS recentemente noticiado. Na verdade acho que poderia ir além e dizer que nunca vi nada do tipo, a não ser em O Impostor que é outro grande doc de crime com plot twist e te deixa de queixo caído. 

O longa dirigido por Erin Lee Carr busca entender o que realmente aconteceu no relacionamento no mínimo perturbador entre Deedee Blanchard e a sua filha Gypsey, ambas moradoras de uma cidade no Texas que pareciam levar uma vida com sérias dificuldades, mas sempre mantendo a doçura, a força e a esperança que fazem parte daquela fórmula que chama atenção e admiração de todos ao seu redor. Deedee e Gypsey eram sobreviventes do Furacão Katrina e queriam recomeçar a vida após tantas perdas. Deedee teve a sua única filha de um relacionamento que não vingou e dedica seus dias para cuidar da adoentada Gypsey, sempre necessitada de internações, exames, cirurgias e remédios que jamais deveriam fazer parte da rotina de uma criança. 


Gypsey e Deedee ganharam o carinhos de desconhecidos, além de casa, comida, viagens e outros mimos de todos que eram tocados pela sua história de superação.

Para seus vizinhos e amigos, Deedee e Gypsey eram duas guerreiras, dois exemplos de perseverança, de correntes de Facebook e rifas na igreja. Sendo assim, quando uma noite qualquer de junho de 2015, uma postagem assustadora apareceu em uma rede social que as duas compartilhavam, não foram poucos os assustados e preocupados com o que poderia ter acontecido com essas pessoas tão especiais. “A puta está morta” foi a primeira mensagem escrita, a segunda de teor pior ainda, colocou todos em alerta. “Eu matei a porca velha e estuprei a doce e inocente filha dela. Ela gritou muito, risos”. Logo a polícia estava na casa de Deedee e Gypsey só para descobrirem que a senhora de 48 anos jazia sem vida em sua cama e a pequena e doente filha tinha desaparecido. Uma situação pesada, mas que estava apenas começando e que terminaria de um jeito que apenas Hollywood poderia imaginar. Gypsey era a mandante do crime e seus problemas de saúde foram todos inventados pela mente doentia da mãe trambiqueira de primeiro grau. 

Gypsey em pé, com uma aparência saudável, enfrenta os tribunais. 

Mommy Dead and Dearest destrincha cada detalhe do assassinato brutal que virou os Estados Unidos de ponta cabeça e deixou muita gente desconfiada em ajudar o próximo. Com matérias de jornais, entrevistas com vizinhos, ex-marido de Deedee, familiares e outras pessoas próximas, vamos tentando entender como todos foram enganados por uma mulher fria, calculista e que fez uma sociedade acreditar que a filha era doente quando na realidade a doente era ela. O que Gypsey fez foi errado? Claramente, mas é impossível não simpatizar com alguém que foi forçada a parar de andar aos 11 anos de idade, que nunca pode brincar com crianças da sua faixa etária, que teve um tubo de alimentação desnecessário inserido na sua barriga, que sempre tinha a cabeça raspada, que nunca teve noção realmente de quantos anos tinha. Não foi a toa que no Estado do Texas onde a pena de morte e perpétua são dadas sem muito transtornos, Gypsey apesar de ter mandado matar a própria mãe enquanto ouvia seus gritos de socorro dentro de casa com a ajuda do namorado esquisito que conheceu online, pegou a pena de somente 10 anos atrás das grades, pois a justiça local entendeu que seria errado no fim das contas, tirar uma garota de uma prisão e condená-la para sempre a outra.



Para saber mais sobre o caso, leia essa reportagem muito completa do Buzzfeed.


   
UPDATE
Muito Indico: Mommy Dead and Dearest
Data de lançamento lá fora: 11 de março de 2017
Gênero: Insperado, violência, crimes reais, mistério, 
  Onde assistir: HBOgo
Legenda: Sim, disponível aqui.   

Comentários


  1. Olá!
    Sou muito fã do canal Investigação Discovery, e foi lá que conheci a história de Gipsy e Dee Dee. É um relato realmente fascinante.
    Ao pesquisar um pouco mais sobre as duas na internet, descobri que havia o tal documentário. Estou muito empolgada pra assistir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário