Muito Indico: O Homem Urso



Depois de um longo, longo período longe daqui, resolvi hoje tirar o pó dos móveis do Vício em Documentários para falar de um dos muitos longas deste grande gênero que me impactou. Assisti O Homem Urso sem saber exatamente o que esperar do mesmo, não conhecia a historia de Timothy Treadwell e muito menos o seu trágico fim ao lado da namorada. Desta forma, o enredo me pegou de surpresa demais e as lágrimas foram inevitáveis. O doc explora a vida do ativista que dedicou a vida a acampar onde ninguém se atrevia a acampar, em uma área cercada por grandes ursos pardos que nada lembravam os adoráveis desenhos da nossa infância, não tinha nenhum Pooh ali ou Catatau e Zé Colmeia, mas animais ferozes que não ficavam nem um pouco felizes em terem a presença de um estranho por perto.

Timothy caçando se adoecer.


Não vou negar, Timothy era meio irritante. Um homem adulto com uma personalidade infantil que era difícil de simpatizar. Muitas das vezes me peguei pensando que os ursos tinham uma paciência de Jó, visto que era até incômoda a abordagem de Timothy com os mesmos. Ao contrário de Dian Fossey que teve uma grande e reconhecida carreira como pesquisadora dos gorilas em Ruanda, o ativista dos ursos não tentava se aproximar e estudar os mesmos tentando mostrar as suas características e se disfarçando entre eles, mas preferia ficar muito próximo e muitas vezes de forma invasiva e passando a ideia que ali estavam os bichinhos mais tchutchuquinhos fofinhos da mamãe. Eram ursos Timothy, não amáveis cachorrinhos de estimação. Mas apesar da técnica muito perigosa e pouco cientifica, não se pode negar que o defensor dos ursos era um homem de coragem e de um grande coração.

Ele só quer te comer Timothy, cuidado amigo!


Dedicado aos seres que amava tanto, Timothy não temia enfrentar caçadores ou as leis que o proibiam de estar tão perto dos animais, ele fazia o que seu coração dizia e tinha orgulho de ser um sucesso entre as crianças que recebiam seus ensinamentos sobre a importância da preservação da natureza com muita facilidade, pois viam Timothy e sua personalidade excêntrica mas bastante carismática como um deles. Os últimos minutos do doc são pesados, com entrevistas de pessoas que encontraram o corpo do ativista e de sua namorada estraçalhados por um grupo de ursos que não faziam parte da família que Timothy acompanhava desde o início.

R.I.P


Timothy não conhecia todos os animais que ali estava, nem teria como, mas tinha a certeza que era afeiçoado pela maioria. Seu grande erro foi dar de cara com alguns que estavam passando por uma fome extrema, em uma época de seca e poucos alimentos nas proximidades. Como documentava tudo que fazia, o protetor dos ursos e sua namorada foram gravados em áudio sendo atacados e seu desespero nos minutos finais da morte estão em mãos da melhor amiga de Timothy que nunca ouviu o registro e não tem intenção alguma de divulgá-lo. O diretor do documentário, Werner Herzog, escutou a macabra fita, mas optou por não dar detalhes o que apesar da minha curiosidade intensa não vou negar, achei uma opção sensata. Ouvir, meus caros amigos leitores, é sempre pior do que ver, essa é uma convicção que sempre carreguei comigo. Um triste fim para uma vida tão intensa e eu não tenho dúvidas ao dizer que hoje em dia deve ser possível sim sentir Timothy Treadwell por toda a reserva florestal do Alaska, seu espirito assim como partes de seu corpo continuam lá, cuidando daqueles que mais amava com toda a sua força.



         Muito Indico: O Homem Urso - Grizzly Man
Data de lançamento lá fora: 26 de maio de 2006
Gênero: Insperado, natureza, animais, emocionante
  Onde assistir: AmazonPrime.
             




Comentários