O Monstro ao Lado: A desprezível historia de John Demjanjuk



Tenso, impactante e cruel, o documentário O Monstro ao Lado tem raros defeitos, mas nenhum chega a ofuscar a sua necessidade de ser visto e comentado nos dias atuais. O longa dividido em 5 partes e que está disponível na Netflix, conta a história de um pacato imigrante ucraniano que morava nos EUA na década de 80 e que foi identificado pelas autoridades responsáveis como sendo um dos nazistas mais abomináveis de todos os tempos: Ivan, o Terrível.

John Demjanjuk, um idoso rechonchudo com seus óculos de fundo de garrafa e cara de vovô que jogava gamão na praça, obviamente negou ter sido o ser bestial que empurrava homens, mulheres e crianças para as câmeras de gás nos campos de concentração em Sobibor e Treblinka, mas como palavra de suposto nazista não é bom confiar, John foi extraditado para Israel, onde se deu início a um julgamento dramático e acompanhado pelo mundo todo.


John Demjanjuk em um dos vários momentos debochadíssimo durante o seu julgamento

O Monstro ao Lado explora cada detalhe do processo que foi decidir se aquele homem deveria ser realmente responsabilizado pelos seus crimes contra a humanidade, ou se tudo não se tratava de um erro de identidade, onde tínhamos um réu inocente sendo acusado das piores atrocidades existentes. Entre filmagens da época como reportagens e cenas do julgamento, temos ainda no longa, os depoimentos das pessoas que estiveram lá, como promotores, juízes e o destaque vai para a figura do polêmico e carismático advogado de defesa de John, Yoram Sheftel, um judeu não praticamente que foi com toda razão, rejeitado por toda a sua família e a comunidade judaica por ter feito o seu trabalho de advogado do diabo.

 

Yoram Sheftel, o advogado do Diabo que foi atacado com ácido no rosto.


Infelizmente como vem acontecendo com a maioria das séries documentais da Netflix, O Monstro ao Lado pode ser um documentário cansativo tanto para quem gosta do gênero, quanto para quem está aos poucos seguindo o hype das últimas grandes produções da plataforma, como Tiger King e Don't F**k With Cats, esses dois últimos muito bem trabalhados em cada episódio, o que não ocorre com a história de John Demjanjuk


Simplesmente não bateu com o que foi vendido na sinopse e no trailer, não teve um roteiro para trabalhar a  ambiguidade necessária que mantivesse o interesse do telespecador lá no alto. É estranho falar isso, mas faltou humanizar o suspeito para que o público ficasse naquela sensação de “será que ele é?”. Em nenhum momento você duvida da culpabilidade daquele homem de sorriso debochado no banco dos réus, apesar das reviravoltas que a série traz. Assim, se O Monstro ao Lado fosse um documentário em formato de filme mesmo, com duração de 2 horas, teria sido bem mais fácil de assisti-lo, mas apesar do exagero de tempo, sua relevância não pode ser ignorada, ainda mais em tempos de fake news absurdas que contestam a veracidade do holocausto elaboradas por pessoas tão desprezíveis quanto John e tantos outros que tiveram parte nesse horror que jamais deve ser esquecido.

 

 Muito Indico: O Monstro ao Lado

Data de lançamento lá fora: 4 de novembro de 2019

Gênero: Guerra, julgamentos, criminosos, temas de relevância mundial

  Onde assistir: Netflix

               

 


Comentários